Escolha seu Idioma:

    Informativo

Elas no café

13/10/2016
.:: conteudo_29489_1.jpg ::.

Pelas estradas rurais de terra arenosa do Norte Pioneiro as paisagens naturais enchem os olhos a quase todo instante, em espaços que ainda mesclam uma fagulha de plantas nativas em meio a um mar de cafeicultura que tanto orgulha a região. 
Café de qualidade, que mescla tradição e tecnologia, e de papel fundamental para o sustento de milhares de famílias em 22 municípios da região de Santo Antônio da Platina, totalizando 6,6 mil cafeicultores em 27,4 mil hectares. 

E neste cenário tão rico da agricultura familiar paranaense, lá estão as mulheres auxiliando na colheita, trabalhando no terreiro e contribuindo em quase todos os processos da cafeicultura. Ainda assim, elas estavam escanteadas no que diz respeito a receber conhecimentos técnicos sobre todo esse processo produtivo. A voz do marido se sobressaía no momento de tomar as decisões da lavoura. 

Situação que nos últimos três anos tem se transformado de forma surpreendente, com o projeto Mulheres do Café, idealizado e executado pelo Instituto Emater. Com o objetivo de profissionalizá-las, devido ao seu papel fundamental nos cafezais, foram organizados grupos de mulheres em 12 cidades da região, acompanhados por uma equipe multidisciplinar que conta com engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e economistas domésticos. São 180 mulheres que participam de reuniões técnicas e sociais, excursões, encontros, cursos e recebem em suas propriedades atendimento individualizado de assistência técnica e extensão rural.  Continue lendo a matéria: http://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/elas-no-cafe-959460.html