Escolha seu Idioma:

    Informativo

ENCONTRO REGIONAL PROMOVE INTEGRAÇAO ENTRE GRUPOS E DEMONSTRA O SUCESSO DO PROJETO MULHERES DO CAFÉ NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ .

19/05/2017
.:: conteudo_32620_1.jpg ::.

   Mais de 300 mulheres cafeicultoras, além de autoridades e entidades parceiras, estiveram reunidas no último dia 09 de maio, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros das Colinas, em Ibaiti- PR, em encontro promovido pelo Instituto Emater e Sub Capítulo Norte Pioneiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café.  
   Participaram da abertura oficial do evento, o Prefeito municipal de Ibaiti -  Antonely Carvalho; Chefe Regional da SEAB – Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira;  Diretor Presidente do Instituto Emater – Rubens Ernesto  Niederheitmann; Presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Capítulo Brasil – Brígida Salgado; representante da Fetaep – Silvana Candido; diretor presidente da Cresol Ibaiti – Jonas Ap. da Silva e representante do poder legislativo municipal de Ibaiti (presidente da Camara dos Vereadores) – Antonio Carlos. Fez-se presente ainda, no início da tarde, a Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social – SEDS e esposa do governador do estado do Paraná – Senhora Fernanda Richa. 
   No decorrer do encontro, os participantes ouviram as palestras da Presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Brígida Salgado, sobre o trabalho desta organização no Brasil; e na sequencia palestra da Engenheira Agrônoma da Olam Coffee – Ana Carolina Puga Foganholi sobre o trabalho de sustentabilidade realizado em parceria com o projeto Mulheres do Café na região. À tarde, cada um dos grupos de mulheres teve a oportunidade de realizar uma apresentação, por meio de música, dança e teatro, tendo como tema a cafeicultura e a vida no campo.
   O encontro anual faz parte das metodologias grupais utilizadas no Projeto Mulheres do Café, idealizado, coordenado e desenvolvido pelo Emater na região, desde 2013, em doze municípios, tendo-se em cada município um grupo de mulheres cafeicultoras. Para tanto, conta com diversos parceiros, dentre os quais destaca-se a Aliança Internacional das Mulheres do Café, Fetaep, Senar, Cresol Ibaiti, Olam Coffee, e prefeituras municipais, além de outros apoiadores. 
   Com a realização deste encontro, que marca o início do quinto ano do projeto, a coordenação do trabalho avalia que se tem avançado rumo aos seus objetivos principais, quais sejam: capacitação das mulheres cafeicultoras para produção de café de qualidade, e organização destas em grupos, com vistas à melhoria de sua produção e renda. Como desafios impõem-se a necessidade de melhoria do processo de gestão das propriedades, bem com a organização para acesso a diferentes mercados e comercialização do café a preço mais justo.