Escolha seu Idioma:

    Informativo

Semana Internacional do Café 2018

20/11/2018
.:: conteudo_37791_1.jpg ::.

Mais de 600 mulheres de todas as regiões produtoras de café do Brasil marcaram presença no tradicional café da manhã da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, na manhã do dia 9 de novembro, no último dia da Semana Internacional do Café – SIC, no ExpoMinas, em Belo Horizonte.

Elas chegavam de ônibus, em caravanas organizadas, sozinhas ou com as famílias para participarem de um programa que este ano se anunciava atraente.

Após as palavras de boas-vindas da diretora presidente Cíntia Matos, foi apresentado um vídeo institucional com imagens que contam a história da entidade que cresce ano após ano graças ao comprometimento de lideranças de todo o país em torno de uma causa comum.

Foi com muita atenção que o público presente ouviu o diretor da Organização Internacional do Café, José Sette, que apresentou o relatório da entidade sobre Equidade de Gênero. O documento compila dados estatísticos sobre a participação das mulheres em diversos países produtores de café. O fortalecimento das mulheres contribuiria fundamentalmente para o melhor desempenho do setor.

Em seguida Mariana Proença da Café Editora moderou o painel “O papel das mulheres na cadeia de valor do sistema agroindustrial de café” que contou com a participação de protagonistas que atuam nos diferentes elos da cadeia. Participaram do painel Anna Illy, da empresa familiar Illycaffè, responsável pelo relacionamento com produtores e produtoras dos países fornecedores; Jéssica do Carmo, engenheira agrônoma, que atende a um grupo de 30 mulheres na Região das Matas de Minas no projeto ATG Senar; Jackeline Uliana Donna, especialista em certificação Fairtrade Jackeline. Fairtrade e Clac estão alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável e Jackeline transmitiu as estratégias para o cumprimento das metas para o público presente;  Miriam Monteiro, produtora de café na Fazenda Cachoeira, exportadora na Apará e vice-presidente da IWCA Brasil; Gisele Coutinho, jornalista e empreendedora no Pura Caffeina, que abordou a questão racial no segmento de café, sobretudo na comercialização e o pesquisador de café da Embrapa Rondônia, Enrique Anastácio Alves, que prestou uma homenagem a todas as mulheres através de D. Lena que graças à ONU Mulheres pôde estar presente na Semana Internacional do Café.

A ansiedade era grande e foi com grande entusiasmo que foram anunciadas as 100 primeiras colocadas do Concurso Florada de qualidade de café. A produtora Marisa Contreras contou como nasceu o projeto que deu oportunidade às produtoras de todo país. Em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) foram analisadas mais de 600 amostras e as 100 melhores receberam prêmios

Durante a SIC, teve-se mais conquistas, foram  criados os nossos mais novos sub-capítulos, denominados Mogiana Paulista e Mogiana Mineira (nossos bebês).

Entidade sem fins lucrativos constituída legalmente, a IWCA Brasil é uma associação única baseada na autogestão com o objetivo de conectar, empoderar e criar oportunidades de negócios iguais para todas. Baseada no voluntariado cresce a cada ano buscando alianças estratégicas com entidades que apresentam sinergia com seus objetivos.

A Semana Internacional do Café é um evento muito significativo para a Aliança. É quando a entidade realiza sua assembleia geral, além de ser um momento de conexão, retomada de contatos, troca de experiências e informações no estande, ponto de encontro e reencontro. Este ano graças à uma parceria com a Apex e ONU Mulheres realizamos uma rodada de negócios com compradores e compradoras internacionais, uma prática comum em outros países.