Escolha seu Idioma:

    Informativo

Mulheres do Café do Norte Pioneiro comemoram resultado do II CUP

03/12/2018
.:: conteudo_37892_1.jpg ::.

No dia 30/11 realizou-se na sede do Iapar em Londrina o II CUP das Mulheres do Café do Norte Pioneiro. Os 42 cafés ofertados passaram por duas fases de classificação até serem apresentados à mesa para os compradores.
Participaram do evento produtoras atendidas pelo projeto mulheres do café coordenado pelo Emater. Os cafés foram adquiridos por empreendimentos como cafeterias, micro torrefadoras e exportadoras, a um valor acima do mercado por ser um café especial. 
Em termos comparativos, enquanto uma saca de café (60kg) é comercializado por aproximadamente R$ 400,00(quatrocentos reais), no Cup uma saca (30kg) foi vendido em média por R$ 700,00(setecentos reais).
Um júri de 9 profissionais (Q-Grader e degustadores oficiais) pontuou os cafés e de acordo com esta pontuação foram ranqueados os três melhores cafés:
Na categoria Natural:
1º . Sirlei de Fatima da Cruz Carvalho, do município de Joaquim Távora 
2º . Maristela de Fátima da Silva Souza, do município de Tomazina 
3º . Elielce Monteiro Machado, do município de Pinhalão

Na categoria Cereja Descascado:
1º . Laura de Oliveira Freitas, do município de Tomazina 
2º . Edicleia Aparecida Peres Penha, do município de Ibaiti 
3º - Edineide Aparecida Correa, do município de Figueira 

O evento foi promovido pelo Emater, Iapar, Iwca – Subcapitulo Norte Pioneiro e sistema Faep e contou com o apoio da Probat Leogap, fabricante de equipamentos de torra e moagem; da exportadora Capricornio Coffees; do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cinzas (Civarc); da Associação dos Produtores e Produtoras de Cafés Especiais do Matão (Approcem) e da Associação de Produtores de Cafés Especiais da Lavrinha (Aprocafel).